O Destructoid fez um review do livro "The Art of Resident Evil 5", inclui conceitos abandonados, o autor fala principalmente de conceitos abandonados, como Tyrants e zumbis, e exibe várias imagens de algumas páginas.
- "Quase todos os personagens e criaturas tem pelo menos um conceito não utilizado. Exceto pelo Gatling Gun Manjini e alguns inimigos mais simples, todos tem um visual alternativo. Na maioria das vezes, pareciam ainda melhores. Os braços de Chris eram quase do tamanho normal. Sheva e Excella estavam ainda mais sexies. O Executioner tinha uma faca na cabeça (o motivo não é explicado). Existem sete tipos diferentes de Lickers."
- "Então, por que todo este material fabuloso foi cortado? Isso é explicado nas entrevistas com vários designers do jogo e dos produtores. Lá, ouvimos em primeira mão como Resident Evil 5 foi transformado de uma experiência de survival horror mais tradicional em single-player para o modo cooperativo com um foco híbrido de ação e terror que foi lançado no mercado. Você pode perceber que uma quantidade enorme de paixão e criatividade foi colocada jogo, mas que este também recebeu quantidades iguais de pressão para agradar aos fãs da série e ao mercado de jogos atuais".
- "Há 26 páginas de material que foi abandonado no game. Há storyboards de uma história completamente diferente, desenhos de cenários para áreas que nunca aparecem no jogo, os conceitos de jogabilidade incompletos e toneladas de inimigos não utilizados. Nestas 26 páginas, você pode ver um jogo totalmente novo, um jogo que, em muitos aspectos, se assemelha a uma fantasia que tive sobre um remake de Resident Evil 5. Zzumbis no estilo tradicional de Romero; cidades cidades infestadas; vários NPCs para serem salvos (ou abatidos); novas criaturas, bizarro e genuinamente assustadoras; e até mesmo o super-chefe de Resident Evil, o Tyrant; todos eles seriam parte da Resident Evil 5,em algum momento".
- "Quase todos os personagens e criaturas tem pelo menos um conceito não utilizado. Exceto pelo Gatling Gun Manjini e alguns inimigos mais simples, todos tem um visual alternativo. Na maioria das vezes, pareciam ainda melhores. Os braços de Chris eram quase do tamanho normal. Sheva e Excella estavam ainda mais sexies. O Executioner tinha uma faca na cabeça (o motivo não é explicado). Existem sete tipos diferentes de Lickers."
- "Então, por que todo este material fabuloso foi cortado? Isso é explicado nas entrevistas com vários designers do jogo e dos produtores. Lá, ouvimos em primeira mão como Resident Evil 5 foi transformado de uma experiência de survival horror mais tradicional em single-player para o modo cooperativo com um foco híbrido de ação e terror que foi lançado no mercado. Você pode perceber que uma quantidade enorme de paixão e criatividade foi colocada jogo, mas que este também recebeu quantidades iguais de pressão para agradar aos fãs da série e ao mercado de jogos atuais".
- "Há 26 páginas de material que foi abandonado no game. Há storyboards de uma história completamente diferente, desenhos de cenários para áreas que nunca aparecem no jogo, os conceitos de jogabilidade incompletos e toneladas de inimigos não utilizados. Nestas 26 páginas, você pode ver um jogo totalmente novo, um jogo que, em muitos aspectos, se assemelha a uma fantasia que tive sobre um remake de Resident Evil 5. Zzumbis no estilo tradicional de Romero; cidades cidades infestadas; vários NPCs para serem salvos (ou abatidos); novas criaturas, bizarro e genuinamente assustadoras; e até mesmo o super-chefe de Resident Evil, o Tyrant; todos eles seriam parte da Resident Evil 5,em algum momento".
- Originalmente, o jogo seria em single player, tendo Chris como o personagem principal. Sheva seria um NPC que você encontraria mais tarde no jogo. Em vez da agente da BSAA, ela faria parte de uma guerrilha local. Ela passou a ser uma agente da BSAA quando o modo co-op foi inserido.
- O Chris tem músculos ridiculamente grandes porque ele esteve treinando pesado para um eventual confronto com Wesker.
- Os seios de Sheva são ligeiramente menores que os de Jill. Ela não é musculosa porque os desenvolvedores queriam que ela parecesse sexy. Sua tatuagem, Shujaa, significa guerreira em swahilli.
- Wesker manteve a Samurai Edge, uma vez que foi considerou que só iria usar sua super força contra adversários "dignos". Originalmente, ele não teria nenhuma arma, já que os desenvolvedores imaginaram que ele não precisaria usá-la por conta de seus poderes. Sua roupa é feita de material especial que pode protegê-lo estilhaços e outros fragmentos.
- O mecanismo de controle de Jill estaria originalmente em sua cabeça, mas o líder de projetos disse "Se colocarmos no peito, podemos abrir um decote e será sexy". Ninguém da equipe de produção discordou disso.
- Excella seria, originalmente, uma secretária de um diretor executivo da Tricell. Wesker se torna íntimo dela para ganhar acesso a Tricell. O relacionamento deles é fortalecido pelo que eles acreditavam que ganhariam manipulando um ao outro. Quando a ideia do diretor executivo é descartada e Excella se torna a líder da empresa, a personagem dela foi modificada para uma aparência mais elegante, e, mais uma vez, os desenvolvedores trabalharam duro para assegurar que os seios dela aparecessem em todas as cutscenes.
- Em vez de Las Plagas, o T-virus seria usado. O estágio "Public Assembly" teria zumbis e o mapa seria três vezes maior que o final e foi refeito três vezes.
- A morte de Jill sempre esteve inclusa na história. Entretanto, em uma parte de um cenário haveria uma tomada de decisão que faria com que ela morresse mesmo, dependendo de como a história progredisse.
- O Executioner era, originalmente, um Chainsawn Majini com um machado grande, mas não ficou muito bom e um inimigo maior foi criado.
- Haviam zumbis corredores, embora não tenha-se afirmado que eram uma nova forma ou Crimson Heads.
- A cena com o acidente de helicóptero com Kirk e os Kipepeos era, originalmente, uma cutscene espetacular que mostrava a criatura pela primeira vez, mas foi descartada para apresentá-las nos esgotos e o acidente de helicóptero foi feita em tempo real.
- Chris começava o jogo sozinho, mas em uma parte Jill seria um dos agentes da BSAA com quem Chris se encontraria. Na página 74, tem uma screenshot de Jill sendo atacada por um Biker Majini.
- Originalmente, Kijuju teria um level noturno que incluiria uma enorme torre no centro da cidade. O jogador poderia subir e do topo poderia ver Kijuju inteira.
- Irving era uma cobaia e teria um código de barras na nuca para identificação. Originalmente, você enfrentaria ele ainda na cidade.
- A cena em que Chris e Sheva se separam no reino Nidpaya era originalmente com Chris caindo em um grande abismo. Ele caía em um prédio de descarte de resíduos do laboratório da Umbrella África e tinha que lutar sozinho. Sheva entrava no laboratório africano sozinha e encontrava Jill no tubo, e desta vez, ela ainda estaria dentro dele.
- Quando o jogo ainda era em single player, os levels da tripo Ndipaya eram bem mais cheios de aventura. Com a inserção do co-op, eles tiveram que reduzir o número de armadilhas.
- Os Ndipaya valorizavam a flor por suas propriedades medicinais, mas seu uso excessivo poderia levar ao fim da civilização.
- A flor do Progenitor era, originalmente, uma flor aquática.
- Wesker morreria por simplesmente cair na lava sem mutar. Isso foi modificado para ele morrer com a Rocket Launcher, como em uma homenagem aos jogos anteriores.
- O cenário do vulcão em erupção foi escolhido para enfatizar que aquele seria mesmo o fim de Wesker.
- Wesker controlaria o Uroboros com a mente.
- A luta final seria somente entre Chris e Wesker, mas foi mudada com a inserção do co-op.
- O desenvolvimento do game começou com 2004.
- Inicialmente, haveria um level que se passaria em um deserto, mas como não haveria o que utilizar como cobertura, os inimigos teriam que saltar da areia e isso foi descartado. Esse level também teria a carcaça de um navio em um grande rio que secou. Um vendedor de armas teria uma "loja" aqui.
- Em um level cronometrado você deveria sobreviver por um certo período de tempo antes de um helicóptero chegar para te salvar em um cenário noturno em que todos os inimigos seriam Lickers.
- Originalmente, quando o jogo era single player, começava com uma batalha contra um Uroboros (que, nesta fase, era apenas mais uma BOW) nas ruas da cidade. Excella e Irving estariam olhando de uma distância segura. Câmeras foram posicionadas por toda a cidade e estavam sendo monitoradas pelo diretor executivo da Tricell.
- Sheva se separaria de CHris e seria capturada por Excella e seus homens. Após ela ser resgatada, nós a veríamos cumprimentando Jill.
- O diretor executivo da Tricell seria traído por Excella e Wesker e seria morto a sangue-frio.
- Havia um Tyrant no jogo, mas ele mataria Excella sob ordens de Wesker.
- Na batalha entre Chris e Wesker, Chris apanharia até quase morrer e Jill o salvaria.
- Quando Jill caiu com Wesker na Mansão Spencer, ela o golpearia com uma faca no olho direito. Como resultado, Wesker tinha um olho de vidro na órbita direita, o que seria sua única verdadeira fraqueza.
- A batalha final terminaria com Wesker sendo humano ainda, mas afundado na lava. Chris também afundaria, mas um jato pilotado por Sheva e Jill chegaria. Chris pularia na asa e o jogador atiraria os mísseis que matariam Wesker. O jogo terminaria com os jogadores saindo do jato e andando.
- A primeira parte da cidade teria um trem descarrilhado cheio de zumbis.
- Os merchants teriam lojas na cidade, mas o jogador teria que destruir barricadas para chegar até a porta, já que o merchant estaria se protegendo dos zumbis. Você pressionaria o botão de ação para derrubar a porta e o merchant apareceria através de uma fresta e a cena ficaria em primeira pessoa. Ele perguntaria se você é amigo ou inimigo e se tem algum zumbi por perto.
- Uma cena envolveria os personagens pulando de uma varanda no segundo andar, apoiada por pilares instáveis. Vários zumbis estariam rondando o andar de baixo e o jogador teria que pular de um pilar pro outro enquanto os zumbis os sacudiam tentando fazer o jogador cair.
- Havia uma fase noturna onde haveria uma batida de carro de vários NPCs de habitantes locais tentando proteger as barricadas, lutando contra os zumbis com armas primitivas. Chris e seu parceiro nesse estágio, que seria Jill ou Barry, teriam que parar e ajudar por algum tempo.
- Haveria uma cena em uma fortaleza. Os majinis usariam arcos e flechas de fogo. Chris seria auxiliado por 12 aliados.
- Assim como na parte em que você tem que proteger Josh enquanto ele liga o elevador, haveria uma parte em que você teria que proteger Jill de um El Gigante enquanto ela tentaria restabelecer a energia elétrica.
- Você enfrentaria de 10 a 15 El Gigantes ao mesmo tempo.
- Os zumbis foram trocados para Majinis porque os desenvolvedores acreditavam que outro jogo cheio de zumbis não seria capaz de se manter até o final. Ataques organizados em grupo não seriam possíveis com zumbis.
- Um inimigo descartado era uma criatura que atacava criando uma alucinação que confundia sua presa. Eles emitiriam uma pequena fumaça de uma substância gasosa de seus corpos, e se Chris inalasse, a tela mostraria uma visão distorcida. Como isso não se encaixava muito bem no game, foi descartado.
- O Tyrant foi cortado por que mexeria com o eixo Wesker-Uroboros.
- Quando o Uroboros era apenas uma BOW comum, eles o chamaram de U-9 e U-11. Uma delas ficaria tão grande que iria absorver um trem inteiro e perseguiria Chris enquanto ele fugia pelo topo dos vagões.
- O Chris tem músculos ridiculamente grandes porque ele esteve treinando pesado para um eventual confronto com Wesker.
- Os seios de Sheva são ligeiramente menores que os de Jill. Ela não é musculosa porque os desenvolvedores queriam que ela parecesse sexy. Sua tatuagem, Shujaa, significa guerreira em swahilli.
- Wesker manteve a Samurai Edge, uma vez que foi considerou que só iria usar sua super força contra adversários "dignos". Originalmente, ele não teria nenhuma arma, já que os desenvolvedores imaginaram que ele não precisaria usá-la por conta de seus poderes. Sua roupa é feita de material especial que pode protegê-lo estilhaços e outros fragmentos.
- O mecanismo de controle de Jill estaria originalmente em sua cabeça, mas o líder de projetos disse "Se colocarmos no peito, podemos abrir um decote e será sexy". Ninguém da equipe de produção discordou disso.
- Excella seria, originalmente, uma secretária de um diretor executivo da Tricell. Wesker se torna íntimo dela para ganhar acesso a Tricell. O relacionamento deles é fortalecido pelo que eles acreditavam que ganhariam manipulando um ao outro. Quando a ideia do diretor executivo é descartada e Excella se torna a líder da empresa, a personagem dela foi modificada para uma aparência mais elegante, e, mais uma vez, os desenvolvedores trabalharam duro para assegurar que os seios dela aparecessem em todas as cutscenes.
- Em vez de Las Plagas, o T-virus seria usado. O estágio "Public Assembly" teria zumbis e o mapa seria três vezes maior que o final e foi refeito três vezes.
- A morte de Jill sempre esteve inclusa na história. Entretanto, em uma parte de um cenário haveria uma tomada de decisão que faria com que ela morresse mesmo, dependendo de como a história progredisse.
- O Executioner era, originalmente, um Chainsawn Majini com um machado grande, mas não ficou muito bom e um inimigo maior foi criado.
- Haviam zumbis corredores, embora não tenha-se afirmado que eram uma nova forma ou Crimson Heads.
- A cena com o acidente de helicóptero com Kirk e os Kipepeos era, originalmente, uma cutscene espetacular que mostrava a criatura pela primeira vez, mas foi descartada para apresentá-las nos esgotos e o acidente de helicóptero foi feita em tempo real.
- Chris começava o jogo sozinho, mas em uma parte Jill seria um dos agentes da BSAA com quem Chris se encontraria. Na página 74, tem uma screenshot de Jill sendo atacada por um Biker Majini.
- Originalmente, Kijuju teria um level noturno que incluiria uma enorme torre no centro da cidade. O jogador poderia subir e do topo poderia ver Kijuju inteira.
- Irving era uma cobaia e teria um código de barras na nuca para identificação. Originalmente, você enfrentaria ele ainda na cidade.
- A cena em que Chris e Sheva se separam no reino Nidpaya era originalmente com Chris caindo em um grande abismo. Ele caía em um prédio de descarte de resíduos do laboratório da Umbrella África e tinha que lutar sozinho. Sheva entrava no laboratório africano sozinha e encontrava Jill no tubo, e desta vez, ela ainda estaria dentro dele.
- Quando o jogo ainda era em single player, os levels da tripo Ndipaya eram bem mais cheios de aventura. Com a inserção do co-op, eles tiveram que reduzir o número de armadilhas.
- Os Ndipaya valorizavam a flor por suas propriedades medicinais, mas seu uso excessivo poderia levar ao fim da civilização.
- A flor do Progenitor era, originalmente, uma flor aquática.
- Wesker morreria por simplesmente cair na lava sem mutar. Isso foi modificado para ele morrer com a Rocket Launcher, como em uma homenagem aos jogos anteriores.
- O cenário do vulcão em erupção foi escolhido para enfatizar que aquele seria mesmo o fim de Wesker.
- Wesker controlaria o Uroboros com a mente.
- A luta final seria somente entre Chris e Wesker, mas foi mudada com a inserção do co-op.
- O desenvolvimento do game começou com 2004.
- Inicialmente, haveria um level que se passaria em um deserto, mas como não haveria o que utilizar como cobertura, os inimigos teriam que saltar da areia e isso foi descartado. Esse level também teria a carcaça de um navio em um grande rio que secou. Um vendedor de armas teria uma "loja" aqui.
- Em um level cronometrado você deveria sobreviver por um certo período de tempo antes de um helicóptero chegar para te salvar em um cenário noturno em que todos os inimigos seriam Lickers.
- Originalmente, quando o jogo era single player, começava com uma batalha contra um Uroboros (que, nesta fase, era apenas mais uma BOW) nas ruas da cidade. Excella e Irving estariam olhando de uma distância segura. Câmeras foram posicionadas por toda a cidade e estavam sendo monitoradas pelo diretor executivo da Tricell.
- Sheva se separaria de CHris e seria capturada por Excella e seus homens. Após ela ser resgatada, nós a veríamos cumprimentando Jill.
- O diretor executivo da Tricell seria traído por Excella e Wesker e seria morto a sangue-frio.
- Havia um Tyrant no jogo, mas ele mataria Excella sob ordens de Wesker.
- Na batalha entre Chris e Wesker, Chris apanharia até quase morrer e Jill o salvaria.
- Quando Jill caiu com Wesker na Mansão Spencer, ela o golpearia com uma faca no olho direito. Como resultado, Wesker tinha um olho de vidro na órbita direita, o que seria sua única verdadeira fraqueza.
- A batalha final terminaria com Wesker sendo humano ainda, mas afundado na lava. Chris também afundaria, mas um jato pilotado por Sheva e Jill chegaria. Chris pularia na asa e o jogador atiraria os mísseis que matariam Wesker. O jogo terminaria com os jogadores saindo do jato e andando.
- A primeira parte da cidade teria um trem descarrilhado cheio de zumbis.
- Os merchants teriam lojas na cidade, mas o jogador teria que destruir barricadas para chegar até a porta, já que o merchant estaria se protegendo dos zumbis. Você pressionaria o botão de ação para derrubar a porta e o merchant apareceria através de uma fresta e a cena ficaria em primeira pessoa. Ele perguntaria se você é amigo ou inimigo e se tem algum zumbi por perto.
- Uma cena envolveria os personagens pulando de uma varanda no segundo andar, apoiada por pilares instáveis. Vários zumbis estariam rondando o andar de baixo e o jogador teria que pular de um pilar pro outro enquanto os zumbis os sacudiam tentando fazer o jogador cair.
- Havia uma fase noturna onde haveria uma batida de carro de vários NPCs de habitantes locais tentando proteger as barricadas, lutando contra os zumbis com armas primitivas. Chris e seu parceiro nesse estágio, que seria Jill ou Barry, teriam que parar e ajudar por algum tempo.
- Haveria uma cena em uma fortaleza. Os majinis usariam arcos e flechas de fogo. Chris seria auxiliado por 12 aliados.
- Assim como na parte em que você tem que proteger Josh enquanto ele liga o elevador, haveria uma parte em que você teria que proteger Jill de um El Gigante enquanto ela tentaria restabelecer a energia elétrica.
- Você enfrentaria de 10 a 15 El Gigantes ao mesmo tempo.
- Os zumbis foram trocados para Majinis porque os desenvolvedores acreditavam que outro jogo cheio de zumbis não seria capaz de se manter até o final. Ataques organizados em grupo não seriam possíveis com zumbis.
- Um inimigo descartado era uma criatura que atacava criando uma alucinação que confundia sua presa. Eles emitiriam uma pequena fumaça de uma substância gasosa de seus corpos, e se Chris inalasse, a tela mostraria uma visão distorcida. Como isso não se encaixava muito bem no game, foi descartado.
- O Tyrant foi cortado por que mexeria com o eixo Wesker-Uroboros.
- Quando o Uroboros era apenas uma BOW comum, eles o chamaram de U-9 e U-11. Uma delas ficaria tão grande que iria absorver um trem inteiro e perseguiria Chris enquanto ele fugia pelo topo dos vagões.
Mais infos do livro, retiradas do fórum do Biohaze:
- As maiores mudanças em termos de design aconteceram no reino Ndipaya. Originalmente tudo deveria ser arredondado (?) e parcialmente submerso em água. Havia um conceito em que Chris seria capaz de explorar as ruinas nadando, passando por arcos e procurando por bolsões de ar.
- Você poderia explorar as lojas dos merchants e até roubar armas e munições dele.
- O design do Tyrant incluía protrusões em formato de tubos, que liberavam uma fumaça. Ele usaria esses tubos para receber grandes quantidades de oxigênio de uma vez e instantaneamente aumentar suas capacidades físicas. Ele também possuía grandes veias por todo seu corpo. Os dois braços teriam garras. Em um capítulo ele teria um conjunto de espinhos na área superior esquerda do peito, que poderia ficar fechada ou se abrir como uma "boca" de planta carnívora.
- Outros capítulos incluiriam um forte abandonado e um bairro comercial.
- A razão pela qual eles colocaram Wesker mutando no final é que eles queriam mudá-lo o suficiente para mostrar seu conflito interno. Wesker sempre foi soberbo e arrogante, presunçosamente seguro de sua superioridade. Mas agora, provavelmente pela primeira vez, ele se sente realmente ameaçado e talvez desesperado, e os desenvolvedores quiseram mostrar isso. Mas eles queriam deixá-lo ainda reconhecível como Wesker e não totalmente dominado, como os inimigos anteriores.
- Para o Reaper, as ordens dadas aos artistas eram para desenhar "um inimigo bem "Resident Evil" para a área do laboratório". A razão por ele ser tão resistente é que ele só aparece na última parte do jogo e o jogador deve ter tido acesso a um melhor armamento.
- O capítulo do navio deveria ser totalmente aberto para o jogador explorar cada centímetro.
- As ruínas possuiriam uma BOW antiga, que seria reativada pela flor do progenitor.
- Chris lutaria com Wesker no Sun Garden. Wesker teria vantagem, três NPCs ajudariam Chris e Wesker fugiria. Isso acionaria a luta contra a BOW antiga.
- As maiores mudanças em termos de design aconteceram no reino Ndipaya. Originalmente tudo deveria ser arredondado (?) e parcialmente submerso em água. Havia um conceito em que Chris seria capaz de explorar as ruinas nadando, passando por arcos e procurando por bolsões de ar.
- Você poderia explorar as lojas dos merchants e até roubar armas e munições dele.
- O design do Tyrant incluía protrusões em formato de tubos, que liberavam uma fumaça. Ele usaria esses tubos para receber grandes quantidades de oxigênio de uma vez e instantaneamente aumentar suas capacidades físicas. Ele também possuía grandes veias por todo seu corpo. Os dois braços teriam garras. Em um capítulo ele teria um conjunto de espinhos na área superior esquerda do peito, que poderia ficar fechada ou se abrir como uma "boca" de planta carnívora.
- Outros capítulos incluiriam um forte abandonado e um bairro comercial.
- A razão pela qual eles colocaram Wesker mutando no final é que eles queriam mudá-lo o suficiente para mostrar seu conflito interno. Wesker sempre foi soberbo e arrogante, presunçosamente seguro de sua superioridade. Mas agora, provavelmente pela primeira vez, ele se sente realmente ameaçado e talvez desesperado, e os desenvolvedores quiseram mostrar isso. Mas eles queriam deixá-lo ainda reconhecível como Wesker e não totalmente dominado, como os inimigos anteriores.
- Para o Reaper, as ordens dadas aos artistas eram para desenhar "um inimigo bem "Resident Evil" para a área do laboratório". A razão por ele ser tão resistente é que ele só aparece na última parte do jogo e o jogador deve ter tido acesso a um melhor armamento.
- O capítulo do navio deveria ser totalmente aberto para o jogador explorar cada centímetro.
- As ruínas possuiriam uma BOW antiga, que seria reativada pela flor do progenitor.
- Chris lutaria com Wesker no Sun Garden. Wesker teria vantagem, três NPCs ajudariam Chris e Wesker fugiria. Isso acionaria a luta contra a BOW antiga.
Os Trailers seguintes, mostram as versões que tivemos a oportunidade de visualizar melhor, algumas tem muita semelhança com a versão final.
2º Trailer
3º Trailer
4º Trailer
Autora: Yuna(Por traduzir o material)
Fontes:
BIOHAZE
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